Essa é uma questão que todo ser humano um dia já fez para si mesmo, e à luz da Bíblia podemos encontrar diversas causas, entre elas as nossas decisões ou a consequencia de nossos atos. Vamos analisar o caso de Elias:
“Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.
Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço. Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.”
1 Reis 19 - 1 ao 4
Elias foi um homem grandemente usado por Deus, mas como toda pessoa ele possuía limitações e defeitos, mesmo sendo profeta estava sujeito a tristeza. Naquele momento ele se encontrava triste de tal maneira que tudo que ele mais queria era a morte. Em decorrência disso ele preferiu o isolamento, e por decisão própria foi para o deserto.
Mas a pergunta fica: Por que ele foi para lá? Elias achava que havia fracassado na missão de converter Israel para que deixassem o pecado e se voltassem para Deus. O Senhor, no entanto começa a trabalhar na vida de Elias ali, naquele lugar.
“Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou, e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento. E depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto. E depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo. E ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada. E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para me tirarem. Então o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria. E a Jeú, filho de Ninsi ungirá para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou."
1 Reis 19 - 11 ao 18
Por um momento Elias achou que fosse o último servo do Senhor que restava em Israel, mas o Senhor mostrou que o que Ele via era muito maior do que aquilo que Elias via.
Quando tudo parece fracassar o Senhor aparece para nós e diz: Não temas, a solução que você procura está em minhas mãos.
Não importa o lugar a situação ou o problema, o Senhor é a solução e para ele não há impossíveis.
Mas e quando a situação que enfrentamos é consequencia de nossos atos? A resposta está na ponta da lingua quando observamos a história de Adão e Eva no Jardin do Éden.
Naquele tempo o homem disfrutava de um privilégio inigualavel: poder conversar face a face com o Senhor. Será que já houve algo melhor que isso na face da Terra? Impossível! Fora todas as coisas que o Senhor criou para que o homem vivesse sem se preocupar com nada.
“Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
Genesis 2 - 15, 16 e 17
A tarefa era fácil e a vida muito boa, as intruções ele recebeu dieretamente do Senhor. Deveria apenas obedece-las. Mas surge uma serpente no caminho do homem, e isso muda todo o curso da história.
"Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu."
Genesis 3 - 1 ao 6
O mais incrivel nessa história é que tanto Adão quanto Eva haviam ouvido as ordens diretamente do Senhor, mas preferiram dar ouvidos a voz de satanás. Esse é o grande perigo de abrir espaço para o inimigo, quando ele entra, destrói tudo aquilo que nós construímos, e ainda faz de tudo para nos afastar Daquele que pode nos reerguer.
Note, a serpente seduziu o homem e a mulher com todos os argumentos que podia, criou mentiras, meias verdades e ainda forçou a barra afirmando que Deus o que o homem havia de fazer. No entanto em nenhum momento os dois foram forçados a fazer alguma coisa, eles desobedeceram a Deus deliberadamente. Em consequência disso sentiram vergonha de si mesmos e do Deus que antes os visitava todas as tardes.
Eles foram expulsos do jardim por conta de seus atos, depois disso a humanidade nunca mais foi a mesma, havia uma barreira enorme entre Deus e o homem: O pecado.
Mas o mesmo Deus que expulsou o homem do Jardim do Éden também prometeu um Salvador, este Salvador se chama Jesus Cristo. Ele morreu de uma forma terrível por nossa causa, levou sobre o seus ombros todos os nossos pecados, dores e aflições, para que hoje pudéssemos ter o que antes parecia improvável: a restauração de nossas vidas, o perdão de nossos pecados, cura, libertação e a vida eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário